Estude pra prova: Literatura - Romantismo

O que foi o Romantismo?
Romantismo é a primeira estética literária a reivindicar uma literatura autenticamente brasileira e inaugura a Era Nacional da literatura. Tendo como grande projeto a construção de uma identidade nacional, os autores desse período valorizam os elementos nacionais para consolidar o sentimento de brasilidade nascido com a independência política do país em 1822.
Com o que ficar atento?
No Brasil, o Romantismo durou de 1836 a 1881, teve três gerações poéticas e quatro tendências de prosa ficcional. Também contou com obras de teatro, incluindo a de Martins Pena, com suas comédias de costume.
Poesia
Primeira geração: Marcada por forte sentimento nacionalista e religioso, tem como principal característica o ufanismo e a exaltação da natureza pátria. Entre seus principais representantes destacam-se Domingos José Gonçalves de Magalhães (1811 - 1882) - autor de Suspiros poéticos e saudades, obra que dá início ao Romantismo no Brasil - e Antônio Gonçalves Dias (1823 - 1864) - autor da Canção do Exílio e de Os timbiras.

Segunda geração: Influenciada por Lorde Byron (1788 - 1824), ícone do romantismo europeu, notabilizou-se por sua obsessão pela morte e associação ao “mal do século”. Entre seus principais poetas, encontram-se Álvares de Azevedo (1831 - 1852), autor da Lira dos vinte anos, Casimiro de Abreu (1837 - 1860), autor do poema Meus oito anos, e Fagundes Varela (1841 - 1875), conhecido por seu Cântico do calvário, escrito para o filho falecido prematuramente. 

Terceira geração: Fortemente influenciada pelo francês Victor Hugo (1802 - 1885), tem tendência libertária e engajada, o que se confirma na produção do poeta baiano Castro Alves (1847 - 1871), conhecido como “poeta dos escravos”. Republicano e abolicionista, Alves deixou obras primas como Espumas flutuantes e Navio negreiro
Prosa

A prosa romântica brasileira nasceu de um ambicioso projeto literário que visava traçar um panorama da história e da cultura do país. Seu principal expoente é o romancista cearense José de Alencar (1829 - 1877), autor de romances históricos, indianistas, regionalistas e urbanos, como Iracema.

Além de Alencar, destacam-se Joaquim Manoel de Macedo (1820 - 1882), autor de A Moreninha, com seus romances repletos de estereótipos, e Manuel Antônio de Almeida (1831 - 1861), autor de Memórias de um Sargento de Milícias, cujas narrativas retratam os costumes de uma época.
Responda um Simulado sobre Romantismo e treine para a prova - AQUI

4 comentários:

  1. Eu fiz um trabalho hoje sobre o romantismo, e recentemente fiz uma prova sobre. Esse não é, pra mim, uma matéria interessante, mas nem é tão ruim rs

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca estudei cara a dentro a teoria desses temas! Mas gostei! :D

    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?

    Ainda não cheguei a estudar o romantismo -q

    Tem post novo no meu blog, confere lá?

    Bjonas e fique com Deus <3

    Camilla Martins - http://sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  4. AHhh! Adoro literatura! Estudei isso!
    Agora to no Modernismo! xD
    Beijos!
    By My Self

    ResponderExcluir